segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estudo de Paulo

   Saulo (hebreu) significa o alcançado por meio de orações. Ele era judeu (grupo étnico e religioso, descendentes de Israel e habitantes de Israel, seguidores da Lei de Moisés), da tribo de Benjamim. Era fariseu (separado (dos saduceus), judeus devotos da torá (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) que se consideram a verdadeira comunidade de Israel, são tidos pelos cristãos como hipócritas e opostos a eles). Os fariseus começavam o estudo nas Escrituras Sagradas aos 5 anos de idade, em Jerusalém, por isso ele era um homem tão instruído. Enquanto estudava, aprendeu também uma profissão, fabricar tendas de tecido de pele de cabra. Cidadão romano de nascimento (pois seu pai era um). Natural de Tarso, cidade da Turquia. Saulo era perseguidor de cristãos: ... noutro tempo era blasfemo e perseguidor e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade (1 Tm 1:13). A misericórdia obtida por Saulo constitui uma das mais lindas passagens do livro de Atos (capítulo 9), quando ele pede cartas de autorização para prender cristãos, mas indo consumar o ato, tem seu encontro com Jesus, que como sempre amorosamente lhe direciona para uma nova vida, a vida em nosso Salvador. Então, Saulo passa a se chamar Paulo (do latim, que significa de baixa estatura). Arrepende-se dos seus erros: eu sou o menor dos apóstolos (...) pois persegui a igreja de Deus (1 Co 15:9). Inicia um dos mais belos ministérios já registrados na história da igreja cristã, que podemos conferir em suas cartas: Romanos, 1 e 2 aos Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses, 1 e 2 ao Timóteo, Tito e Filemon. Paulo utilizou todos os seus dons, todo o seu tempo, todo o seu vigor para a edificação da igreja, consciente de que ela é o corpo de Cristo, e de que essa era a vontade de Deus para a sua vida. 


Ilustração: Atos 16, 16-40. 


Perguntas para reflexão
> Você tem verdadeira consciência de que a igreja é o corpo de Cristo? 
> Quanto dos seus dons, do seu tempo e do seu vigor são utilizados na edificação da igreja?

Estudo de Abigail

Baseado em 1 Samuel 25.

ABIGAIL
Abigail... era a mulher de bom entendimento e formosa... (1 Samuel 25,3).
Este nome significa fonte de alegria. Abigail salvou o marido Nabal da fúria de Davi com provisões de alimento para ele e seus homens, incluindo 200 pastas de figo. Davi, que apreciou grandemente a prudência de Abigail, casou-se com ela quando Nabal morreu (1 Samuel 25; 27:3; 30:5; 2 Samuel 2:2).
Abigail era uma mulher formosa que amava o Senhor.
Ela estava sendo refinada como a prata mas, pacientemente, aceitava os ensinamentos de Deus. A cada dia, ela aprendia a conviver com um marido (Nabal) insensato, tolo e sem nenhuma sabedoria.
Apesar da Bíblia não relatar como era o seu trabalho no lar, supomos que ela era uma boa dona de casa e uma esposa exemplar. Além destas qualidades que agradavam a Deus, ela ainda era generosa, inteligente e uma mulher pacificadora. Observando o seu marido, podemos ver que ele era um homem duro e muito mau. Por causa da dureza do seu coração, recusando ajudar com víveres a Davi e seus companheiros, ele pôs em risco a sua vida, a da sua família e servos. Em 1 Samuel 25:14-17 a Bíblia nos diz que Abigail foi avisada deste procedimento insensato do seu marido. Veja como tudo aconteceu:
Porém um dentre os moços o anunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso amo; porém ele os destratou. Todavia, aqueles homens têm-nos sido muito bons, e nunca fomos agravados por eles, e nada nos faltou em todos os dias que convivemos com eles quando estavam ao campo. De muro em redor nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que andamos com eles apascentando as ovelhas. Considera, pois, e vê o que hás de fazer, porque o mal já está de todo determinado contra o nosso amo e contra toda a sua casa, e ele é um homem vil, que não há quem lhe possa falar.
Homem rico, porém tolo e insensato!
Observando estes versículos podemos ver que o relacionamento entre Abigail e seus servos era de pura confiança, enquanto o de Nabal com eles era de completa desconfiança. Ao examinarmos o nosso caminhar diário podemos saber de que lado estamos: *Será que sou parecida com Abigail, uma mulher equilibrada, sábia e dócil de coração? *Ou será que sou mais parecida com Nabal, um homem duro nas decisões, autoritário e com um coração insensível? Posso descobrir de que lado estou observando:  *Como trato as pessoas. Você é uma mulher mansa, dócil, compreensiva assim como Abigail? Ou você é uma mulher rixosa como a esposa de Jó? Irmãos, cabe a nós decidirmos se queremos estar no centro da vontade de Deus agradando-O, ou se queremos andar com nossos próprios pés fazendo o que agrada à nossa carne.
Por causa da resposta insensata de Nabal, Abigail teve que agir com rapidez e sabedoria a fim de salvar a vida de seu marido, de toda a sua família e de seus servos.
Então disse Davi a Abigail: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão. (1 Samuel 25,32-33).
Certamente, Abigail era uma mulher submissa a seu esposo, porém quando ela viu o grande erro que ele havia cometido, ela preferiu seguir o seu coração que era, na verdade, mais submisso a Deus. Ela não mediu esforços para levar até Davi tudo que ele estava precisando e muito mais – ... duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados... (1 Samuel 25,18). Abigail levou consigo não somente a comida para Davi e seus homens mas também levou um coração humilde. A Bíblia nos diz em 1 Samuel 25,23 que Abigail foi até Davi e ...se inclinou à terra. E lançou-se a seus pés e disse: Ah, Senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva. E Abigail continuou pedindo a Davi que não matasse seu marido nem ninguém da sua casa. E Deus usou...
1- uma mulher fiel para por em prática o Seu plano na vida dela [... e ela seguiu os mensageiros de Davi, e foi sua mulher (1 Samuel 25,42)];
2- uma mulher dócil, com voz branda que falou na hora certa, palavras certas e inspiradas por Ele [... tempo de estar calado, e tempo de falar (Eclesiastes 3,7)];
3- uma mulher que O temia [O temor do Senhor é o princípio da sabedoria... (Provérbios 9,10)];
4- uma mulher sábia que, rapidamente, decidiu como deveria salvar a sua família e seus servos – atitude! [E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente... (Tiago 1,5)].
A Bíblia nos diz que: ... passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu (1 Samuel 25,38).
Com a morte de Nabal, Abigail começou uma nova vida. O Senhor pôs um ponto final nos problemas que perturbavam o seu dia-a-dia. Quando Davi soube da morte do homem que o afrontou, mandou chamá-la para ser sua esposa. Que alegria! Sua vida, agora, iria mudar! Ela seria a esposa daquele que ela livrara de cometer um crime, daquele que era o amado do Senhor, daquele que era segundo o coração de Deus. Ela ia ser esposa de Davi.  Ela, com um coração alegre e submisso, seguiu os mensageiros de Davi que a recebeu por mulher. O plano de Deus para a vida de Abigail tornou-se realidade. Ela não mais estava casada com um homem ímpio, tolo e beberrão mas Deus a presenteou...
1- com um marido que ouvia e obedecia a voz de Deus de todo o seu coração;
2- com um filho (o segundo de Davi) cujo nome, Quileade, significava Deus é meu juiz (2 Samuel 3,3).

Estudo baseado no texto disponível no site: http://campenhe-mulheres.blogspot.com/2008/09/abigail.html

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Jonas

No sábado, o nosso estudo foi sobre o livro de Jonas. Temos tantas lições para aprender com este profeta que nem sei por onde começar. Ao menos à minha vida, ele fala demais (ou Deus por este livro).


De início Jonas recebe de Deus a incumbência de levar Sua mensagem de arrependimento à cidade de Nínive, onde os homens não estavam agindo de acordo com a vontade de Deus. Jonas, israelita, não gostava do povo de Nínive e decide fugir do Senhor (como se isso fosse possível!) pegando um barco em uma direção oposta àquela cidade. O barco em que ele está encontra-se repleto de tripulantes e começa a sofrer com as tormentas do mar. Jonas sabe que isso é um castigo de Deus para que ele aprenda e pede para ser jogado ao mar. Não encontrando nenhuma outra solução e a tormenta piorando, os tripulantes resolvem fazer assim ( e já que não são crentes em Deus, fica a eles também o testemunho do tremendo Deus de Jonas ).


Deus tem planos para Jonas, e os planos de Deus não são frustrados, como nos mostra a sequência do livro ( lembrei-me da música: ...você não morrerá / enquanto o Senhor não cumprir em ti / todos os sonhos / que Ele mesmo sonhou pra ti...). Jonas não morre naquele mar bravio, mas é engolido por um enorme peixe ( na minha opinião de bióloga, um tubarão-baleia ) onde passa um bom tempo para pensar e se arrepender. Ora a Deus e o peixe o vomita em uma praia, próximo à cidade de... Nínive.


Jonas, enfim, entende a vontade soberana de Deus e vai pregar àquela cidade. Passa pelo meio dela dizendo: Ainda quarenta dias e Nínive será subvertida ( devastada ). O povo ouve a mensagem de Deus, arrepende-se e Deus a salva da destruição.


Jonas fica bravo com isso, e ora ao Senhor dizendo que sabia que Deus ia se arrepender de fazer o mal, pois ele é bom, e que por isso não queria ter ido. Veja, irmãos, se Jonas não tivesse ido, eles não teriam ouvido a mensagem e não teriam se arrependido. Parece ser isso o que Jonas não compreendia.


Deus, com muita paciência e didática, o ensina: faz crescer uma aboboeira bonita que faz sombra e Jonas se apaixona pela árvore. No dia seguinte, a árvore seca e morre. E Deus diz a Jonas que ele comparasse: se ele se apegou de tal forma a uma árvore com a qual ele conviveu um dia e não tinha criado nem cuidado, quanto mais Deus se apega e ama a nós, Sua criação e criação debaixo dos Seus constantes cuidado e amor. E é por isso que temos tão grande favor de Deus, tantas chances de arrependimento, tantos perdões recebidos...


Que nesta semana vocês reflitam bastante sobre esse pequeno grande profeta e a história que Deus contou por meio da sua vida fale e ensine os seus corações.




Olha o tubarão-baleia aí:

O nome científico do tubarão-baleia é Rhicondon typus, ele é o maior tubarão e o maior peixe conhecido. Pode ter 20 metros e pesar 13 mil quilos. Ele é completamente inofensivo, pois é filtrador, ou seja, ele se alimenta filtrando as águas e retirando delas o algas.


Este vídeo foi retirado do site http://www.nauticaservicos.net/filme.html

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Medidor de Bondade

Sábado, 30 de abril de 2011

Bom dia,

Neste sábado, como previsto, estudamos a essência do livro de Jó e aplicamos os tópicos às nossas próprias vidas. Colocamo-nos no lugar de Jó, falamos sobre os nossos próprios sofrimentos e medos. E - como líderes - esperamos que isso possa ter melhor preparado os nossos adolescentes e jovens para suas próprias dores e provações no firme propósito da fé.

Também aproveitarei este espaço para alguns recados importantes:

Nos dias 7 e 8 de maio, às 10h, nos reuniremos na igreja para colaborar na distribuição de panfletos que divulgarão o Projeto Arte & Cia, uma iniciativa da igreja para evangelizar a comunidade. Contamos com TODOS os jovens e adolescentes!

No dia 7 de maio, às 16h, também acontecerá o Chá das Mães. Confirmem presença e se disponham a ajudar na organização ou mesmo com contribuições de bebidas e alimento. Contatem a Celina ( celinabauru@hotmail.com ).

Mensalmente, aguardamos a contribuição de todos quanto puderem, para o ministério JOCUM (Jovens com uma missão). Para ajudar é muito fácil: basta levar um pacote de arroz ou feijão e deixar na cozinha da igreja. Você também pode ajudar no projeto Cristolândia, doando peças de vestuário para homens (cobertores, lençóis, roupas, utensílios domésticos, alimentos ( Elisete e Romeu, 3016-3326 )).

No dia 14 de maio, das 8h às 15h30min, nossa igreja sediará o III Encontro de Vocacionados da Convenção Batista de São Paulo. Você pode participar do encontro ( inscrições com Rosane, 8138-8726 ) e também auxiliar na sua organização.

Motivos de oração: lembrem-se de escolher amigos não-crentes para orar ( no mínimo 1 e no máximo 5) durante esta semana, e orem também por Cassiano e Siara, que perderam um ente querido.

Todos os jovens que tiverem fotos legais para colocarmos no blog, por favor, enviem para pamellaalr@yahoo.com.br

Beijos e boa semana!

Pamella

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Estudo de Jó

Olá!

Neste sábado iniciaremos o nosso estudo sobre o livro de .

Gostaria de enfatizar alguns tópicos muito importantes ao analisar este livro:

  • O controle de Deus sobre tudo o que acontece em nossas vidas, e o propósito que há em tudo quanto Ele faz. Aqui cito dois exemplos: (1) permitiu que um homem justo fosse tentado, provado, sofresse, para testemunhar a todos nós o quão poderoso Deus é (sendo que até o Diabo se sujeita à Sua permissão) e a Sua restituição a todos os justos; (2) permitiu que, frente a um desastre, alguns homens (aparentemente sem importância aos nossos olhos à primeira leitura) tivessem suas vidas poupadas para servir de instrumentos contando a Jó sobre seus filhos e pudessem presenciar a fé daquele homem (quem sabe estes servo não foram salvos também para que tivessem salvação muito mais importante em Deus?).



Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela. Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde? Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra. Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face! Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão (grifo meu). E Satanás saiu da presença do Senhor. (Jó 1, 6-12)

Certo dia, quando seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho em casa do irmão mais velho, veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram; mataram os moços ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te a nova (grifo meu). (Jó 1, 13-15)

    A provação duríssima pela qual Jó passa, parecendo que perderia tudo. Contudo, Deus conhecia o seu coração e sabia até onde poderia permitir que fosse tentado, conservando a sua vida (para que nos servisse de exemplo) e restituindo a ele, posteriormente, tudo que lhe foi tirado e acrescentando mais do que ele tinha no início.


    Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente. Iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs para comerem e beberem com eles. E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente. Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela. Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde? Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra. Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face! Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. Certo dia, quando seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho em casa do irmão mais velho, veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram; mataram os moços ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te a nova (grifo meu). Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei para trazer-te a nova (grifo meu). Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Os caldeus, dividindo-se em três bandos, deram sobre os camelos e os tomaram; e mataram os moços ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova (grifo meu). Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho; e eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova (grifo meu). (Jó 1, 1-19) (...) e (Satanás) feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça. E Jó, tomando um caco para com ele se raspar, sentou-se no meio da cinza. (Jó 2, 7-8)  

  • A resignação de Jó frente suas provações. Note que como ele era rico (sentimental e financeiramente falando), perdeu tudo o que tinha (família, propriedades e saúde) e não se revoltou contra Deus. Ao contrário, tem uma postura invejável ao crente, louvando a Deus em todas as situações.





Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor (grifo meu). Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. (Jó 1, 20-22)



Aniversário do Guilherme



Esta semana, no dia 26, o Guilherme soprou velinhas e ficou mais velhinho!
Guilherme, parabéns!
Estamos muito felizes por celebrarmos com você mais um ano. Desejamos que Deus te abençoe e faça da sua vida um repertório de felizes realizações moldando o seu coração ao Dele.

Beijos

Pequeno Grupo Jovem

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sábado em Piratininga

Boa tarde!




Estou aqui para dividir minhas impressões com aqueles que compareceram e com os que não puderem participar (perderam, agora já foi) do evento realizado neste sábado, 23 de abril, em Piratininga, na casa reservada para treinamento dos jovens pertencentes ao JOCUM (JOvens Com Uma Missão).

Aos que foram, puderam participar de um xou excelente (quem tiver fotos, por favor, envie pra cá) e uma celebração ao nosso Deus pelos jovens enviados para a grande missão dada por Jesus, de evangelizar. Foi o momento de agradecer pela vida de Rapha Sousas, Marco Faria e Marcela Fernanda, músicos que dignificaram os seus dons oferecendo a Deus o que de melhor produziram em suas vidas.

Rapha - quem lançou o CD com o qual estou me deleitando agora - dividiu conosco uma de suas dificuldades, o Português. E eu digo: "E aí? Todos nós temos dificuldades, alguns em Português, outros em Matemática, Geografia, História e assim por diante." Mas, eu não quero me ater às dificuldades deste irmão, eu quero me ater ao fato de ele buscar melhorar nesta área em que tem dificuldade; e quero enfocar a coragem em não desistir, mas em insistir em seus talentos, ao invés de suas falhas. Queridos, isto é o que fez o Rapha chegar até aqui e fará com que ele vá muito além. Ele recebeu a graça de Deus, a segurou com ambas as mãos e investiu em tudo o que Deus lhe deu de mais valioso, o seu dom musical, manifestado em suas diversas habilidades (vocal, violão...). Ele apoderou-se de seus dons e não os enterrou, mas está fazendo com que rendam mais, e mais, e mais, através das vidas que tem mudado pela mensagem do evangelho em suas músicas (Mateus 25, 14-29).

Os meus sinceros desejos ao Rapha são que continue sendo este jovem abençoado e abençoador. Que Deus lhe cubra de felicidade, amor e saúde. E meus desejos para você que está lendo este artigo é de que não se enclausure em um quarto de lamúrias pela inveja dos dons dados ao seu próximo e que você não tem, mas sirva-se daquilo que pode ser mais precioso na sua vida e dos que te cercam: os dons dados à você! Somente com eles, é possível encontrar a felicidade e transformar a vida de muitos como um instrumento nas mãos do Senhor.

Convido-os também a orar por estes queridos. 

E, aos interessados em adquirir o EP de Rapha, contate: raphaelsousas@gmail.com
Vale a pena pelas músicas e também pela ajuda (50% do valor das vendas vai para caridade).

Que a paz do Senhor esteja com todos e cada um!

Pamella

  

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa

Bom dia,


Hoje vim falar sobre a Páscoa que se aproxima.


A história do coelhinho, ovinhos, foi instituída como símbolo de fertilidade, vida nova; e, é claro, de grande valor para o comércio, afinal, chocolate é uma delícia.


Contudo, como cristãos, não podemos deixar que estes símbolos obscureçam o verdadeiro sentido da páscoa a ser celebrada em nossos corações, motivo de memória para todas as gerações, as que já foram e as que serão: a ressurreição de Cristo.


Cristo, filho de Deus, veio ao mundo há aproximadamente 2000 anos para nos ensinar a viver uma vida reta diante de Deus, alegrar o Seu coração em nosso proceder e também para se sacrificar por nossos pecados. Mas foi bem antes que a primeira páscoa foi instituída por Deus...


Rapidamente voltando na história: o homem foi criado por Deus (Adão) e tinha comunhão plena com Ele até pecar, desobedecendo e sendo incrédulo às Suas palavras (não comer do fruto da árvore que ficava no meio do jardim). Depois disso, o homem se separa de Deus e inicia uma vida e uma herança autônoma e cheia de pecados e riscos e tragédias (...) o povo de Deus (hebreu) foi do jardim perfeito do Éden à vida escrava no Egito. Contudo, por ter uma vida reta diante de Deus e seu coração voltado a Ele, Abraão, um descendente de Adão e de Noé, conseguiu graça aos olhos do Pai por todas as gerações de seus filhos, que se tornariam filhos de Deus. Por esta graça, o Pai se lembrou de Seu povo no Egito e decidiu libertá-los (aproximadamente 600 mil homens). Deus tentou de todas as formas convencer o faraó a libertar o Seu povo sem precisar usar do peso de Sua forte mão, mas o faraó não O ouviu e optou por mantê-lo escravo. Após esgotar todas as possibilidades pacíficas, Deus prometeu ferir todos os primogênitos (desde o humano até os animais egípicios) se o Seu povo não fosse liberto. Faraó continuou não ouvindo. Então, Deus manda (por meio de Moisés, líder de Seu povo) que os hebreus assem carneiros sem defeitos e com o sangue destes animais marquem os batentes de suas portas. Todas as portas marcadas eram um aviso para que o anjo designado pelo Senhor para matar os primogênitos egípicios não entrasse e matasse hebreus.


*Neste momente você pode se perguntar se o anjo do Senhor não poderia ter sabedoria para distinguir entre os povos (como eu já me perguntei). Mas eu creio que este ato de aspergir as portas com o sangue seja mais uma ordenança de Deus para provar a obediência e a fé (crer) do Seu povo em Sua palavra. Além de um símbolo, uma predileção do Cordeiro de Deus que haveria de vir ser sacrificado por nós.


Voltando... O que Deus diz se cumpre: todos os primogênitos egípicios foram mortos e nenhum dos primogênitos hebreus o foi. Finalmente, o faraó liberta o povo de Deus. A partir de então, Deus institui a festa da Páscoa (passagem) para que todos os anos, eles se lembrem de mais esta maravilha feita pelo Pai em suas vidas, a libertação do jugo da escravidão.


Muitos anos depois, e o povo ainda oscilante na fé e cheio de pecados, Deus envia ao mundo Seu filho único. Jesus, ciente de tudo que passaria aqui e obediente ao Pai, nasce, cresce e nos ensina tudo quanto devemos saber referente ao proceder de um filho de Deus, e num ato sublime de amor por nós dá a Sua vida, como foi sacrificado o cordeiro sem defeito do Antigo Testamento. Dá o Seu sangue para nos marcar, como foram marcados os batentes das portas do povo hebreu. Ressuscita e dá o Seu Espírito, como selo, que nos marca como filhos de Deus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida, aquele livro escrito por Deus com o nome de todos os salvos, que passarão a eternidade junto a Ele.


Quem é aquele que tem o nome no Livro da Vida? Todo aquele que creu que Jesus Cristo é o filho de Deus, o qual deu a Sua vida para nos salvar.


Porque Deus deu o Seu filho único PARA QUE todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3, 16


O dia da ressurreição de Jesus é lembrado por nós neste ano no dia 24 de abril de 2011. E eu espero que nele você esteja muito feliz, comemorando a sua passagem da morte para a vida eterna com Jesus.


Uma feliz páscoa!


Pamella


*Todo aquele que desejar pode celebrar conosco a Páscoa em um culto ao Senhor na Igreja Batista Sul (altura da quadra 20 da Av. Getúlio Vargas), dia 24 de abril, às 9h.

terça-feira, 19 de abril de 2011

No início...

Bom dia, queridos!


Inicio este blog falando um pouco sobre a história do nosso grupo que pode (e deve) ser complementada pelos leitores.


Este "pequeno" grupo jovem teve início há alguns anos, reunindo-se na residência da nossa querida irmã em Cristo Cidinha, a qual gentilmente forneceu seu lar para os encontros, festas, sessões de cinema e estudo da Bíblia. Devido à sua dedicação o pequeno grupo cresceu e hoje é composto por, em média, 25 jovens cristãos, que se reúnem semanalmente para dividir suas alegrias, novidades de vida, rotina, e (motivo de maior orgulho para nós) estudar a Palavra de Deus, a Bíblia, sob a liderança de Paulo, Rosângela e Cidinha.


Desde o dia 2 de abril de 2011, este grupo inicia um novo ciclo de reuniões, sem perder o foco da vontade de Deus para nós, que é basicamente amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, vivendo uma vida santa (separada para Ele). Este novo ciclo visa funcionar como uma terapia, para que conheçamos melhor a nós mesmos, os nossos dons e talentos dados por Deus e assim descobrir juntos a melhor forma de servi-lo. Voltando... no dia 2, reunimo-nos para uma sessão de cinema, o filme foi Um sonho possível, estrelado por Sandra Bullock (personagem Leigh) e Quinton Aaron (personagem Michael). A história é baseada em fatos reais e gira em torno da oportunidade aproveitada por Leigh de ajudar Michael, um adolescente que vivia nas ruas. Com o desenrolar do filme, a história se inverte, e ao invés de ajudar o garoto, a história se torna uma via de mão dupla, na qual agradavelmente se percebe que ela foi mais ajudada do que pôde ajudar. Após o filme, na nossa "sessão de terapia" deliciosa (grifo meu), conversamos sobre esta oportunidade de ajudar e o que cada um faz quando o "cavalo arreado passa em sua frente", a discussão se estendeu e chegamos às nossas dúvidas sobre nossos dons e talentos. Dirigido pelo Paulo, o grupo começou a ser questionado, demos bastantes "pitecos" sobre os dons do semelhante e terminamos (alguns, como eu) por descobrir os nossos próprios dons.


No dia 16 de abril foi aniversário de 14 anos da Thaís. Mudamos o local da reunião, fomos para a casa do pastor Francisco e da Edna. Delícia de reunião, delícia de comilança e delícia de comunhão.
*Thaís: espero suas fotos para postar aqui no blog.


Neste sábado próximo, dia 23 de abril, iremos à gravação do EP de Rafael, em Piratininga. Combinamos de nos reunir em frente à Igreja Batista Sul, 19h. Rafael, pelo pouco que tocou em nossa igreja no domingo, já mostrou-se um talentoso compositor, violonista e cantor. Estou ansiosa para apreciar mais de suas músicas no sábado. Vejo vocês lá?


Pamella

Intercâmbio

Oi pessoal!


Hoje vim falar sobre o intercâmbio que tivemos nos dias 9 e 10 de abril. Os felizardos, escolhidos para passar o final de semana conosco, foram os jovens da Primeira Igreja Batista de Lins (rs). Brincadeirinha, nós fomos os felizardos em conhecê-los!


Esses adoráveis jovens, sob a liderança do João Marcelo e da Amanda (nossa mais nova mamãezinha do Pedro, ou do Samuel, ou do Tiago... rs Que Deus a abençoe muito querida, e este neném, e toda a família!), deram um xou (isso mesmo, em português é xou, não show) de talento musical e nos proporcionaram um final de semana muito divertido. Além do principal, conhecimento compartilhado acerca da Palavra de Deus.


Também tivemos a participação de jovens de outras igrejas daqui de Bauru, como a Igreja Batista do Bela Vista. Muito obrigada por nos visitar!


Queridos jovens de Bauru, parabéns pela hospitalidade, a organização e a recepção calorosa e criativa que agradou os hóspedes e os animou a voltar mais vezes. Além da amizade que ficou...
*Só vamos tomar mais cuidadinho com o reloginho da próxima vez ;)


Queridos jovens de Lins, obrigada pela visita, voltem quando quiserem, serão sempre muito bem-vindos! E obrigada também por nos ajudar no crescimento espiritual, na comunhão e, pelo simples fato de nos permitir compartilharmos de suas preciosas companhias.


Um grande beijo a todos.


Pamella